Mitos sobre as baratas.
Diz-se que as baratas têm a capacidade de resistir à radiação.
Não é completamente verdade, pois se se encontrassem nas imediações de uma explosão nuclear seriam desintegradas; se se encontrassem mais afastadas da
explosão não resistiriam à radiação directa. Resistiriam sim, à radiação remanescente, pois têm capacidade para tal. Teriam que estar suficientemente longe dum impacto, tipo Hiroshima ou Nagasaki, para sobreviver. Claro que o facto de viverem escondidas no interior de estruturas, longe da luz solar e do ar livre, aumenta-lhes as hipóteses de sobrevivência.
Diz-se que não se deve esmagar uma barata, pois no ponto onde ocorreu o esmagamento ficarão depositados ovos e será uma fonte de baratas.
Nada mais errado. Se a barata for esmagada morre mesmo. Se tiver alguma ooteca (uma espécie de ovo múltiplo), esta ficará esmagada também.
Alguém terá esmagado uma barata portadora de uma oteca, com uma bota da tropa ou de caça; a barata terá sido esmagada, mas a ooteca, por capricho da sorte, terá ficado presa intacta no sulco da bota. Mais tarde terá eclodido a ooteca, na sola da bota, e assim nasceu um mito.
Sem comentários:
Enviar um comentário