Com o advento do gel insecticida tudo mudou. Passou a ser possível fazer a desinfestação sem deslocar um único copo do seu lugar. Passou a ser suficiente colocar o gel insecticida em locais estratégicos, mas nas devidas quantidades. Com o gel, as baratas passaram a ser o próprio veículo de disseminação da substancia activa. Sendo o gel um isco apetecível para as baratas, estas não resistem a comê-lo. Não morrem logo, têm tempo de chegar a outros locais e contaminar mais baratas. As baratas são necrófagas, têm a particularidade de comer as baratas que vão morrendo (fazem isto sempre). Assim, a eficácia do tratamento chega a locais até aqui inacessíveis para o técnico.
A vantagem deste sistema é que além da sua eficácia, as instalações tratadas ficam prontas a ser utilizadas. Pode-se, inclusivamente, não interromper o trabalho nas mesmas.
A situação dos insecticidas de pulverização também melhorou muito de há uns anos a esta parte. Até aos anos 90 usavam-se essencialmente, na desinfestação, insecticidas concebidos para a agricultura e para espaços exteriores. De então para cá, usam-se insecticidas já concebidos precisamente para serem empregues em estabelecimentos hoteleiros e similares, e outros locais sensíveis. Mesmo quando é necessário usar um insecticida de pulverização, já só se usam formulações quase inócuas para o ser humano.
ResponderEliminarOnde se pode comprar o gel para desbaratização?
ResponderEliminarO gel que se usa a nível profissional não se vende ao público. No entanto, há um gel disponível para o público, que é o Blatanex, e vende-se em drogarias e nas lojas de jardinagem e de produtos para agricultura. Não é tão eficaz como o profissional mas, ajuda.
Eliminar