Tudo isto são condições que também satisfazem os nossos indesejáveis hóspedes (roedores, aracnídeos, insectos, etc). Todos esses seres pensam que, "se é bom para eles, humanos, então também é bom para nós". E tratam de se instalar, de armas e bagagens, nos nossos aposentos.
Uma dessas espécies é a formiga, que ancestralmente tira proveito das estruturas que construímos. Instalam-se nas cavidades ocas dos tijolos, nas fendas de paredes, e em qualquer cavidade que achem adequada para estabelecer a colónia. Usam os tubos de pvc por onde passam os fios eléctricos, como vias de comunicação para chegar a todas as divisões de uma casa. Também utilizam para o mesmo propósito os tubos por onde passa a canalização da água.
Recentemente, apareceu uma melhoria no aquecimento das casas, vivendas e apartamentos, que foi o chão radiante. Com esta alteração, o aquecimento passou não só a ser uniforme em toda a casa, como também passou a ser uniforme durante todo o inverno. Na práctica, veio a eliminar o período frio nas nossas casas. Por conseguinte, passou a ser sempre verão dentro de casa. É até melhor para as formigas que o próprio verão, pois a fonte de calor está no interior. Deixaram ter de se refugiar no formigueiro durante o inverno.
Ora, sabendo que o período de desenvolvimento das espécies é no verão, é fácil compreender que, nestas condições, as colónias aumentem exponencialmente, e se torna muito mais difícil fazer o controlo da praga.
As várias rainhas das várias colónias estão bem protegidas em locais inacessíveis quer para o cliente, quer para o técnico.
Numa situação destas a empresa de desinfestação tem que recorrer a todo o arsenal de insecticidas e a toda as informações de que dispõe sobre a praga em causa. É importante, também, comunicar ao cliente que os resultados não vão ser instantâneos. Vai haver momentos em que parece que a praga está a ser debelada, e vai haver outros momentos em que todo o trabalho feito parece ser em vão.
Seria bom poder inundar de insecticida todos os espaços, todas as frestas, todas as gretas, todas as cavidades onde as formigas se estabelecem, ou usam como vias de comunicação. Se fosse possível fazer isso os resultados seriam imediatos e duradouros. Há inúmeras razões pelas quais não se pode fazer isso. Se houver contacto com fontes de energia eléctrica, não se pode usar insecticida líquido, por motivos óbvios. Se a área a tratar tiver acabamentos nobres e melindrosos, ou outros bens sensíveis, não se pode usar líquido para não estragar. Se houver alimentos, não se pode usar insecticida líquido para não os contaminar.
O vídeo ilustra uma excepção à regra e mostra como não se deve agir no interior de uma habitação. Foi tratado um canteiro que ia ser remodelado, não havia fontes de energia eléctrica, nem acabamentos melindrosos, nem alimentos de espécie alguma. Não havia nenhuma limitação para a quantidade de substancia activa utilizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário