quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Trajectórias das formigas

Sabia que, para chegar aos lugares que lhes interessam, as formigas escolhem criteriosamente o caminho a tomar?
Nem sempre vão em linha recta, ou pelo trajecto mais curto. Escolhem o caminho mais rápido. Se tiverem que percorrer um caminho composto de superfícies lisas, rugosas e ásperas, elas vão percorrer a maior parte do trajecto em superfície lisa, vão percorrer eventualmente alguma distância em superfície rugosa, e evitarão o mais possível a superfície áspera.
A superfície lisa, embora possa levar as formigas a percorrer uma distancia maior, dá-lhes uma grande rapidez na execução da tarefa. Interessa-lhes não gastar muito tempo no caminho para não estarem expostos a eventuais predadores. 
A superfície rugosa será pontualmente escolhida em alguns troços onde possa ser mais rápido. Por exemplo, se gastarem com esse troço um minuto, e com um troço mais longo em superfície lisa gastariam dez minutos, então vão pelo troço mais curto. 
Uma superfície áspera será quase sempre preterida. Só escolherão uma superfície áspera se gastarem, com esse troço, muito menos tempo do que gastariam com um troço mais longo. Embora seja um troço difícil de percorrer será escolhido porque levará menos tempo do que um troço mais cómodo mas muito mais longo.
É um pouco como as pessoas ao deslocarem-se de um ponto da praia para outro mais longe. Se houver uma passadeira disponível, as pessoas escolhem a passadeira. Não importa que percorram uma distância maior do que percorreriam pela areia.







Sem comentários:

Enviar um comentário