Durante o mês de Novembro foram posicionadas, na estação de anilhagem de aves na Fonte da Benémola, várias armadilhas caseiras para captura de vespas asiáticas. As referidas armadilhas cumpriram o seu papel, capturando um grande número de vespas. Este ano vamos ficar a saber qual foi o impacto das armadilhas na população das vespas.
Ao longo do tempo em que se foi observando o resultado da operação verificou-se que, a princípio havia muitas vespas nas armadilhas, e muitas vespas ainda livres. Diminuiu o número de vespas presas nas redes. Mais tarde passou a haver ainda mais vespas nas armadilhas (uma vez lá dentro já não saem), menos vespas a voar, e quase nenhuma nas redes. Posteriormente, já não havia vespas nas redes, nem a voar e as que se encontravam nas armadilhas já estavam mortas. Mas, como as moscas começaram a entrar nas armadilhas, estas não foram recolhidas e ficaram lá todo o inverno quase esquecidas. Ao retomar a actividade da anilhagem após o inverno verificou-se que as armadilhas estavam cheias de moscas até ao gargalo.
Aparentemente, estas armadilhas funcionam também para capturar moscas. No entanto, as moscas só começaram a entrar nas armadilhas quando as vespas já estavam mortas e já não constituíam ameaça para elas.
Nas fotos pode ver-se o estado das armadilhas no início da operação e o seu estado actual. Também pode ver-se o que as vespas fazem ao ficar emaranhadas nas redes.
As redes para capturar as aves para efeitos de anilhagem têm que ser muito finas para não lhes causar qualquer dano. Como se pode ver é extremamente difícil retirar essas vespas das redes. Há dois cuidados a ter ao retirar as vespas da rede: não danificar a rede e..., evitar ferroadas.
ResponderEliminarImpõe-se uma correcção. Estas vespas não são vespas asiáticas mas sim Vespas Crabro. Estas vespas são endémicas na Península Ibérica e não representam um risco para o ecossistema a não ser que haja um desequilíbrio muito grande. As vespas asiáticas que causam problemas ao ecossistema são as Vespas Velutinas.
ResponderEliminar