terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Elasticidade


Há um mito sobre capacidade dos ratos caberem em buracos e gretas estreitíssimos.
De facto, passam em lugares onde nós vemos claramente que "não cabem". O que acontece é que os roedores têm uma flexibilidade nas articulações de fazer inveja aos contorcionistas, que necessitam de muito treino para esticar e contorcer todo o corpo. Isso, nos ratos é natural e, claro, não necessitam de qualquer treino. 
Por outro lado, o pelo dos ratos também nos cria uma ilusão de óptica. Dá a ideia que são um pouco maiores do que na realidade são.


sábado, 10 de janeiro de 2015

Térmitas

Ainda faltava este vídeo.
Quando voltar a este sítio levo o insecticida comigo.

 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Térmitas


Também lhes chamam formiga-branca.
Não são formigas, apenas são parecidas com estas no seu tamanho e organização. Distinguimo-las das formigas pela cor, pois as térmitas são claras e as formigas são pretas. As antenas das térmitas são direitas, ao passo que as das formigas são dobradas em cotovelo. Nas térmitas não se distinguem as várias partes do corpo: cabeça, tórax e abdómen não têm uma segmentação definida. Nas formigas essa segmantação é bem definida; distingue-se bem onde acaba a cabeça e começa o tórax, onde acaba o tórax e começa o abdómen.

Alimentam-se da celulose da madeira. As térmitas, na natureza cumprem a sua função de transformar em adubo, troncos e galhos de madeira já sem vida. Quando se transferem para o interior das nossas casas, continuam a alimentar-se de madeira, transformando-se assim em insectos nocivos.